EXPORTAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO - COMO COMEÇAR?

Business - Exportação - Comércio Internacional
EXPORTAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO - COMO COMEÇAR?

Do ponto de vista de pequenas e médias empresas, o comércio internacional, por vezes se confunde com uma rede complexa, incompreensível e muito arriscada. O desconhecimento pode levar essas empresas a se sentirem desestimuladas a entrar no mundo das vendas internacionais.
De fato, o empresário precisa ser corajoso e disruptor ao apostar neste mercado. Para os corajosos, o caminho é ler, ouvir, se informar, beber de diversas fontes até formar uma base conceitual para os primeiros passos.
O papel de uma consultoria em negócios internacionais é o de guiar os passos das empresas que querem exportar ou internacionalizar, oferecer segurança, ainda que sem garantias, de que o caminho trilhado é o mais indicado. Cabe ao consultor internacional planejar o percurso que aquele produto ou serviço terá no mercado externo.

Como começar?
Com um bom estudo e planejamento é possível fazer um projeto de exportação ou de internacionalização com passos bem definidos para o start do seu percurso no mercado internacional.
Para começar, é imprescindível fazer uma boa pesquisa de mercado. É um passo primordial, uma vez que as variáveis do comércio internacional são inúmeras e é este estudo que mapeará estas variáveis e indicará o mercado ideal para início das suas exportações ou da internacionalização.
Identificado o mercado potencial, o próximo passo é entender a cultura, a economia e as burocracias locais, para identificar quais os desafios que o seu negócio irá encontrar naquele novo país: idioma, hábitos alimentares, hábitos de consumo, economia local, sistema jurídico, burocracias, infraestrutura disponível, dentre outros. Nessa etapa de aprendizado, é importante ter a mente aberta para o fato de que é preciso se adaptar ao mercado escolhido, e não insistir na reprodução idêntica de um modelo de negócios já praticado no Brasil. 
Bom, precisamos ressaltar que os processos são complexos mas não são impossíveis. O segredo é ter um bom planejamento, avaliar frequentemente as ações em andamento, e ter a flexibilidade para ajustes e mudanças de curso sempre que for necessário.